O drama da sopa

papa abobora maca canela

Não querer sopa. Todos os pequenotes têm esta fase. Não é porque lhe estão a romper os dentes, não é porque não têm fome, não é porque a sopa não presta (até porque muitas vezes já comeram a mesma sopa noutra ocasião e não houve qualquer problema), nem é porque têm alguma dorzinha algures no corpito. É simplesmente porque sopa “não vai”. E como é que sabemos isso? Porque a frutinha vai que é uma maravilha, o iogurte vai que é uma maravilha e o leitinho vai ainda melhor. Só a pobre da sopa é que não vai de maneira nenhuma. Nem os alimentos favoritos vão.

No caso do Francisco, ele adora feijão verde e frango e nem uma combinação fantástica dessas vai. “Sopa está quieto”.

Cabe-nos a nós, mães coitadinhas e sofredoras, contornar a coisa. Se eles são manhosos, estes pequenos de meio metro (e às vezes nem isso), nós temos de ser ainda mais manhosas dos que eles.

E digam-me lá onde é que eles aprendem estas coisas?…

O que fazer? Na minha opinião, acho que das piores coisas que pudemos fazer é substituir a sopa por papa de fruta, iogurte ou leite. Porque nesse caso eles ganharam e isto é mesmo uma situação de “guerra”.

A minha estratégia é contornar. Uma manobra de distracção fazendo uma sopinha doce. Marota eu 🙂 Quando andam fartos da proteína só porque não é doce, faz-se um creme de cenoura ou abóbora e juntamos 1 maçã e ainda, se quiserem, acrescentem uma pitada muito pequenina de canela. Saber, até sabe a papa mas na verdade é uma sopa vegetariana. Não comem a proteína, é verdade, mas se não comessem sopa nenhuma não comiam nem proteína nem mais nada. E uma sopinha vegetariana volta e meia não faz mal a ninguém, não é verdade?

Quando os pequenos manhosos já estiverem confortáveis com esta sopinha, voltem ao ataque e sirvam de novo uma bela proteína. E se já tiverem introduzido o peixe, optem por esse mesmo. O peixe tem um gosto mais suave e não vai logo “espantar a caça”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s