Nós já temos a pulseira “Estou Aqui”!

Pulseira Estou Aqui

Como o programa é dos 2 aos 12 anos é a primeira vez que pedimos a pulseira para o Kiko mas, principalmente, em tempos de férias, pareceu-me boa ideia fazê-lo. Este ano vamos até ao Algarve e todos sabemos as confusões dos lugares de veraneio. Para além disso o pequeno já sabe andar e tem pilhas Duracell. É verdade que, felizmente, não dá confianças a estranhos nem dá mão a quem não conhece, mas todo o cuidado é pouco, principalmente quando ainda não falam duas palavras de jeito.

O processo é super simples e basta ir ao site https://estouaqui.mai.gov.pt e fazer o pedido da pulseira em 2 minutos. No processo do pedido escolhe-se uma esquadra da PSP para ir levantar a pulseira que fica pronta dentro de 3 dias úteis e assegurada para recolha 25 dias seguidos. 

Mas afinal como funciona a pulseira? A pulseira consiste numa fita acetinada (que deve ser muito muito bem presa, para além de nós sugeria fazerem “um pontinho” no final para que não se solte) com um código. Este código é inserido numa base de dados policial com os dados da criança. Este ano esta base de dados já é a nível europeu, assegurando o programa em qualquer país da Europa. Caso a criança se perca, qualquer força policial poderá aceder a esta base de dados e identificar a criança tal como ter acesso aos contactos de urgência dos seus responsáveis. Este registo e respectiva pulseira têm um prazo de 1 ano, pelo que é aconselhado as crianças utilizarem não só nas férias mas em visitas de estudo, quando vão com os pais ou conhecidos a um centro comercial etc.

E por falar em visitas de estudo, este site disponibiliza também a possibilidade das próprias escolas ou estabelecimentos de actividades (ATL, colónias de férias, etc.) pedirem pulseiras para grupos de crianças.

Parece-me que a maior falha, daquilo que me apercebi e me falaram é que, como este programa é assegurado pela PSP, é muito complicado para quem vive no interior fazer o levantamento na mesma devido à ausência de esquadras desta força policial.

Se acho que vale a pena? A meu ver, todos os cuidados são poucos e não será uma pulseira no pulso que vai estragar as férias, muito pelo contrário se, por algum infortúnio, tivermos algum azar. Por isso, sim, acho que devemos aproveitar este programa gratuito que ajuda a proteger as nossas crianças 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s